Desde 1986
logo

COLÉGIO O PINHEIRO SABICHÃO

Os nossos Programas

about-bg

1. Jardim de Infância - Ensino Infantil e Pré-Primário

Ensino Subsidiado pelo Ministério da Educação através de contrato de desenvolvimento de apoio à família

• Desenvolvimento Pedagógico - Plano Curricular de grupo

Tendo em conta que cada criança tem os seus ritmos de desenvolvimento distintos e características pessoais o plano de ação é pensado, adaptado e adequado especificamente para cada criança individualmente e para o grupo, numa pedagogia diferenciada e com as mesmas oportunidades. O objetivo é garantir à criança um projeto pedagógico com vista a alcançar um saudável desenvolvimento pessoal, social, intelectual e psicomotor. São criadas oportunidades estimulantes e desafiadoras, de modo a promover sucessivas aprendizagens, num processo contínuo de interação entre todos, e uma relação harmoniosa e de parceria com as famílias das crianças. É promovido um trabalho de cooperação com todas as famílias.

• Ensino inclusivo

Desde a sua abertura que o Colégio O Pinheiro Sabichão é uma escola inclusiva, tal como refere o Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, “onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social”. A diferença é reconhecida como uma mais-valia e cabe ao Colégio encontrar “formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei n.º 54/2018). Solicitamos e mantemos um trabalho de parceria com instituições e técnicos intervenientes na ação educativa desse grupo de crianças, nomeadamente:
- Consulta de desenvolvimento do HPP Cascais – Hospital Dr. José de Almeida;
- Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (ELI Sintra Ocidental);
- Centro de Saúde de Pero Pinheiro -
- na área da Saúde Escolar Terapia de fala e Psicologia
- Psilexis: Centro de Psicologia e Terapia de Fala;
- Agrupamento de escolas Lapiás.


2. Clube dos Sabichões

Clube de Atividades de complemento curricular para alunos do ensino básico, ligado ao estabelecimento de ensino e coordenado pela Direção Pedagógica do Jardim de Infância. – Espaço criado em seguimento dos projetos:

1. Rita a Informática no Jardim de Infância; selecionado e premiado pelo Instituto de Inovação Educacional no concurso “Educar Inovando/Inovar Educando” e desenvolvido no ano letivo 1988/98;

2. A Rita quer crescer – A Informática no Jardim de Infância e na Escola primária; selecionado e subsidiado pelo GEP no Concurso 13/90 do Prodep e desenvolvido no ano letivo 1991/92

Nesse espaço, os utilizadores desenvolvem atividades programadas em complemento da sua aprendizagem escolar, acompanhados por professores de 1.º Ciclo e por monitores que lhes prestam apoio sob a coordenação da direção do Estabelecimento de Ensino.

• Articulação entre ciclos

O Clube dos Sabichões veio promover um trabalho cooperativo entre as crianças do jardim-de-infância e as crianças do 1º. Ciclo, facilitando, assim, o conhecimento dos diferentes níveis de ensino. Este contínuo trabalho de parceria facilita a transição das crianças do Colégio para as escolas de 1º. Ciclo, uma vez que estas conhecem e ficam familiarizadas com as diferentes metodologias de trabalho.
O Plano Anual de Atividades é partilhado e elaborado por toda a comunidade escolar, pelo que tanto as crianças do jardim-de-infância, como as crianças do Clube dos Sabichões, planificam e participam em todas os momentos educativos. A partilha de saberes, de experiências e de vivências é existente nos diferentes níveis de ensino. Existe um constante trabalho de articulação entre os diferentes níveis de escolaridade.



about-bg 3. Centro de Recursos Educativos e Tecnológico

Projecto "Centro e-Estudos"
Este projeto a funcionar no Centro de Recursos, tem como principal objetivo oferecer um espaço de atividades de complemento curricular para alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico que, fazendo uso de técnicas e métodos atuais, possa contribuir para o sucesso educativo dos alunos das escolas da zona e, ainda, para o enriquecimento cultural e social do meio em que se insere.
O projeto “Centro e-Estudos” surge na continuação do trabalho desenvolvido pelo Colégio Pinheiro Sabichão, ao longo dos seus 30 anos de atividade, nomeadamente no seguimento dos projetos:
   - Rita a Informática no Jardim de Infância,
   - A Rita quer crescer - A Informática no Jardim de Infância e na Escola primária
   - PAMM WEB – Rumo ao Séc. XXI pela estrada mágica (projeto selecionado e subsidiado pelo programa NONIO)

Este projeto justifica-se pela grande mudança que vem acontecendo no mundo e no sistema de ensino, e pelo respeito ao princípio que sempre norteou o nosso trabalho: construir uma comunidade educativa atualizada, democrática, criativa, justa, motivadora, e virada para o futuro que prepare e incentive os nossos alunos para uma permanente aprendizagem e um permanente desenvolvimento das suas capacidades.
Com o projeto “Centro e-Estudos” pretende-se assim, dinamizar e oferecer um espaço de atividades de complemento educativo que, adotando o modelo da escola virtual, visa o apoio/acompanhamento, a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, a motivação e o sucesso educativo dos seus utilizadores.


4.Projeto Globalizante – “Educação Emocional”

Integrado no Projeto Educativo do Estabelecimento de ensino, o projeto “Educação Emocional” pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em Outubro 2020 para ajudar alunos professores e pais a ultrapassar dificuldades comportamentais que começaram a manifestar-se no período da pandemia
Criado e orientado pela psicóloga Nathalie e aberto a toda a comunidade escolar – alunos, professores e pais- tem como publico alvo:
   • Alunos do Jardim de Infância;
   • Alunos do Clube dos Sabichões – 1º ciclo
   • Alunos do Centro e-Estudos – 2º ciclo
Fundamenta-se no reconhecimento da importância das emoções no desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens e visa, essencialmente, a aquisição de uma maior inteligência emocional.
Tem como principais objetivos:
   • Trabalhar competências pessoais, emocionais e sociais das crianças e jovens;
   • Dotar os alunos de estratégias para um crescimento mais positivo;
   • Potenciar a troca de competências pessoais e sociais entre os elementos de diferentes grupos e diferentes públicos alvo.