Desde 1986

COLÉGIO O PINHEIRO SABICHÃO

about-bg

Somos um estabelecimento de ensino particular - Pré Escolar, com mais de 30 anos de atividade, e temos como principal objetivo promover o sucesso escolar dos nossos alunos, não só nesta primeira etapa da educação básica, mas também nos anos subsequentes, através de:
   - um ensino de qualidade;
   - uma forte ligação escola-família-meio;
   - e uma ligação continuada com os alunos ao longo e do seu percurso escolar.

Este estabelecimento de ensino tem como entidade proprietária a sociedade Colégio O Pinheiro Sabichão, Lda. representada por Maria Amélia S. Vidalarga C. Estriga, e como entidade titular a sociedade Vila Maravilha, Lda. representada por Eunice Antunes Vistas André.
A direção pedagógica colegial, é desempenhada por Vera Lúcia Vinagre Borges Dias (Presidente) e Joana Oliveira Batista Antunes Casinhas.

Porque defendemos um ensino de sucesso para todos, desde o início que recebemos alunos em ensino integrado, adotando a prática de uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação e respeito mútuo, que inclui todas as crianças, aceita as diferenças e responde às necessidades individuais, de modo a oferecer condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Nesta área temos trabalhado com diferentes clínicos, técnicos e instituições de ensino especializado visando o sucesso educativo de cada aluno e acompanhando, na medida do possível, a sua integração no nível de ensino seguinte.

Confrontados com a permanente necessidade de investigação, aperfeiçoamento e adequação da prática pedagógica à realidade social de cada momento, ao longo dos anos, criámos e desenvolvemos vários projetos pedagógicos, selecionados e subsidiados por diferentes programas, que conduziram à criação de outros espaços educativos.

Clube dos Sabichões - clube de atividades de complemento curricular para alunos no ensino básico, ligado ao estabelecimento de ensino e coordenado pela Direção Pedagógica do Jardim de Infância.

Centro de Recursos Educativos e Tecnológicos - ligado ao estabelecimento de ensino, mas funcionando autonomamente, em espaço próprio, e com coordenação pedagógica da autora e responsável pelo desenvolvimento do projeto que esteve na base da sua criação - Projeto PAMM Web - Programa Nónio. Este Centro de Recursos oferece espaços, equipamentos, materiais pedagógicos e dinâmicas de trabalho a alunos, professores, famílias e meio. Atualmente tem em funcionamento o projeto Centro e-Estudos.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES
   • Inovação; Motivação; Partilha de Saberes
   • A Focalização no aluno. - Manter uma filosofia de Excelência Operacional centrada no aluno, percecionando as suas necessidades, características e expectativas, por forma a assegurar a sua total satisfação.
   • Contribuir, decisivamente, para o sucesso dos nossos alunos, garantindo assim o nosso próprio sucesso.

1. Missão
   • Promover o desenvolvimento global e harmonioso da criança/jovem tendo em conta as suas competências individuais, levando-o a alcançar o melhor conhecimento de si próprio e a ganhar autoconfiança e segurança no seu relacionamento com os outros.
   • Contribuir para o sucesso educativo dos alunos e combater o abandono escolar.
   • Colaborar com outras instituições, no apoio a alunos mais carenciados.
   • Manter um diálogo aberto e cooperante com encarregados de educação, professores dos alunos e comunidade escolar do meio.

2. Visão
   • Ser um estabelecimento de ensino líder na qualidade da educação, proporcionando aos seus alunos metodologias, técnicas de trabalho e vivências, que constituam bases sólidas para a continuação de uma aprendizagem de sucesso ao longo do seu percurso educativo futuro, e o ajudem a alcançar com êxito o perfil traçado para os alunos do século XXI.

3. Valores
   • Ética, Integridade e Respeito.
   • Pró-atividade.
   • Iniciativa e dinamismo.
   • Confiança/credibilidade.
• Serviço personalizado.

4. Política da Qualidade
   • Excelência académica dos nossos Recursos Humanos
   • Atualização permanente
   • Parcerias / Protocolos com Instituições credíveis, de reconhecido mérito, que possam contribuir para o enriquecimento do nosso trabalho.